quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sobre o mais importante

Selecione o mais importante. Foram as palavras que ficaram na memória.

O mais importante.

O patrono quisera dizer que um professor, ao fazer seu plano de aula, deve selecionar apenas o mais importante do conteúdo para passar aos alunos. Nada de muito bla bla bla... Não, apenas o que realmente importa e que deva ser ensinado. O resto será esquecido, será perda de tempo.

O mais importante. É um conselho para a vida - pensou ele. Não para professores, apenas. Para todos.

O que é o mais importante? O que é acessório? O que será esquecido e o que ficará? Ainda não sabia responder, e pensou que talvez levasse muitos anos até obter a tal resposta. Na realidade, pensou, essa resposta é mutante, como eu o sou.

O mais importante. Prometeu a si mesmo que pensaria sobre isso. Faria uma análise cuidadosa de sua vida, de sua história e de sua essência. Descobriria dentro de si o que mais prezava, o que mais gostava, o que mais o fazia sentir pleno e realizado. Talvez isso seja o mais importante. Sentir-se pleno, realizado. Já sentira isso algumas vezes, mas como ele mesmo pensou, talvez a resposta seja mutante e o que o realizou uma vez já não o preenchesse mais. Mas talvez preencha, basta redescobrir dentro de mim aquilo que outrora me motivou.

Enfim, aquele não era o momento para análises muito profundas. O momento era festivo e a transição que ele representava exigia lembranças saudosas de um passado que não voltaria. O que foi o mais importante de tudo isso? De todos esses anos...? Imagens vinham à sua mente, rodopiavam sobre sua cabeça e assaltavam novamente seus pensamentos.

Rostos, nomes, pessoas. Em uma palavra: amigos. Selecione o mais importante. As palavras do professor voltavam à memória.

No mesmo dia, de tarde, havia sido perguntado sobre o que é uma bactéria gram-negativa. Como biólogo prestes a se formar, deveria responder à pergunta de prontidão. Não soube.

Agora que ouvia essas palavras - selecione o mais importante -, não se importava mais com o furo das bactérias.

Ele não tinha dúvidas, se perguntado sobre bactérias, em breve não saberia responder a uma pergunta sequer. Mas se perguntado sobre os amigos que fez, os momentos que viveu, ah, isso sim, isso fora selecionado e guardado a sete chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário