quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sobre uma sala (???)

Imagine uma cadeira em um espaço todo negro. Daquelas de rodinhas e giratória. Agora imagine uma mesa na frente desta cadeira. E um computador na mesa. Duplique essa imagem. Duas mesas, com cadeira e computador, uma ao lado da outra. Na frente delas, vários armários, dispostos na forma de corredores. Há uma pilastra no meio dos corredores de armários. Dentro dos armários, caixas. Dentro das caixas pastas. Dentro das pastas, folhas. Pinte as mesas e armários: tudo bege. Coloque uma bagunça no meio de tudo isso. Explico: uma mesa redonda cheia de papéis empoeirados (cheia mesmo!); três cadeiras diferentes umas das outras; um criado-mudo, um carrinho de café e um ventilador, tudo desordenado. Imagine que este espaço é razoavelmente grande e que só há duas lâmpadas, no meio de tudo isso, para iluminar todo o ambiente. Dessa forma, as laterais, inclusive as mesas com os computadores, ficam numa certa penumbra. Agora coloque tudo isso entre quatro paredes. Pronto, temos uma sala.

Ok. Imagine essa sala. Se preciso volte no parágrafo anterior e reforce algumas imagens. Pronto? Coloque essa sala dentro de uma garagem! Sim, isso mesmo. Daquelas garagens de prédio, com chão cimentado e listras demarcando vagas. Ah sim, no chão da sala, coloque umas listras amarelas demarcando retângulos. Beleza. Agora, em volta dessa sala, na garagem, coloque uma obra. Não, sua anta! Não uma obra de arte, de Da Vinci ou de Picasso. Coloque uma obra civil mesmo, com peões e tijolos, e cimento e martelos (sim, martelos, fazem barulho, o tempo todo) e de vez em quando uma furadeira. E em volta da obra os carros, que às vezes vem e às vezes vão, mas na maioria das vezes ficam parados mesmo, em suas vagas.

Pronto! Uma sala com muitos armários e alguma bagunça; pouca luz e muito barulho de obra. Com dois servidores, atrás de suas respectivas mesas escuras, usando seus computadores. Vez ou outra os dois tentam dar organizada na bagunça. No resto do tempo, um estuda pra concurso, enquanto o outro vos fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário