sexta-feira, 30 de julho de 2010

O mundo não é como eu quero! (Sem 'sobre' por que não é literatura)

Hoje me aconteceu, novamente, algo que só acontece muito, muito, muito raramente. Fiquei chateado, e mentalmente cansado, e só conseguia pensar em coisas negativas, tipo: isso não tá legal; aquilo tá faltando; fulano deveria fazer assim e não assado. Odeio quando isso acontece. Odeio mesmo.

De vez em quando, essas coisas acontecem mesmo. A vida é assim. Dessa vez, graças a Deus, foi um pouco diferente. Tirei desse sentimento ruim uma boa lição.

Eu estava triste. É. Juntando todos os cacos e bagaços de mim que ficaram espalhados pelo canto, acho que a conclusão a que posso chegar é essa: eu estava triste. Era uma tristeza carregada de responsabilidade, de expectativas frustradas, de medos aflorando... Enfim, era uma tristeza triste.

Depois de me remoer em solidão e me deixar pensar todos os podres que queria, uma simples reflexão me veio, como que num raio veloz e luminoso, à cabeça. Eu estava triste por que o mundo, naquele momento, não estava sendo como eu queria. O mundo a que me refiro são as pessoas, as situações e, de certo modo, eu mesmo, que estávamos "acontecendo" ali. Eu esperava uma coisa, eu queria uma coisa, eu acreditava em uma coisa, eu tinha opinião, mas nada disso estava sendo seguido. O mundo não estava me seguindo. Eu não era o centro das atenções, o senhor das decisões. E daí vinha minha tristeza. Das expectativas frustradas.

Que meleca! Lembrei-me de uma frase: "Acho que está mais do que na hora do mundo mudar para se adaptar a mim". Frasezinha engraçada, né? É do Calvin&Haroldo.

Pois é. Engraçadinha, mas extremamente falsa. O mundo não tem que mudar pra se conformar a ninguém. As pessoas são o que são e, por isso, agem como agem e, consequentemente, as coisas acontecem, quer você as queira, quer não. Não adianta ficar triste. Não, não adianta.

Mas se quiser ficar triste também... pode ficar. Não tem problema. Às vezes é bom.

Enfim, o importante é a reflexão. O mundo não para por que você tá de bubu. Ninguém vai te perguntar se você quer que seja diferente, para que tudo aconteça da forma que você quer. Não, ninguém vai.

Então faça o seguinte. Acolha as realidades que você não pode mudar. Se alegre com elas, se possível. Tire lições. Procure entender quais são as coisas que você pode mudar e tente mudar para que elas se adequem a você. Mas cuidado! Muito cuidado! Mesmo que você possa mudar uma situação, pense antes se a sua opinião, a sua ideia, o seu modo de ver a coisa é o modo certo. Às vezes você está chateado por não ser como você quer, mas se fosse, também não seria bom.

Lembre-se: diversidade é bom! Se tudo fosse conforme a sua vontade, o mundo provavelmente seria bem mais sem graça. Lembre-se: cada pessoa está vivendo uma experiência diferente, ainda que a situação seja a mesma. Elas têm visões e participações diferentes. Não precisam estar no seu ritmo, não precisam se preocupar como você se preocupa. Lembre-se: PARE de se preocupar. Daqui a 10 anos, essa tensão que você deixou tomar conta de você vai lhe tirar um pouco da saúde, e, quando você olhar pra trás, a situação que causou o stress vai parecer tão sem importância...

Acho que é isso.

O pior é terminar esse texto, com toda essa reflexão, ainda com aquele aperto no peito... Nada que uma boa noite de sono não resolva. E se não resolver, tudo bem. Nem tudo é como a gente quer.

4 comentários:

  1. Eu poderia falar várias coisas como: não fica assim. Não gosto de te ver pra baixo, nem triste ou preocupado. Espero que a noite de sono resolva.
    Mas tudo foi por água baixo quando li a palavra bubu. Que raios é isso??? uahuahauhauah
    (Sim, eu entendi pelo contexto)
    =P

    ResponderExcluir
  2. A insatisfação faz parte da naturza humana. Quem está totalmente satisfeito, na verdade, está estagnado... Esse aperto no peito é o seu combustível para escrever, estudar, buscar as mudanças que você deseja... Quando você resolver esse aperto no peito, provavelmente, virão outros. O importante é aprender a passar por tudo isso! Se o pneu do seu carro furou, não adianta carregar o pneu furado nas costas.
    Parabéns pelo Blog!
    Elaine.

    ResponderExcluir
  3. Você descobriu o conflito de muitas almas, inclusive das mais sensíveis. Bela reflexão. Vá em frente. Vou votar no seu blog para livro.

    Ana Claudia Bonaccorsi Dutra

    ResponderExcluir
  4. tá de BUBU!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    MUITO BOA!
    =D

    Tá de bubu, tá?!!?
    Sóo Diego Gabriel para nos divertir mesmo! =D

    Te amo... e me liga qd for assim! Eu te charopo tanto com as minhas coisas...=D
    tá.. eu sei.. você não igual a mim! =D

    Mas se quiser eu tenho uma solução... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir