quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Sobre o primeiro propósito para 2010

Why not? I´d say!

Esse blog vai mudar! Sim, vai mudar!

Lembram das perguntas que nós nos fazemos todo fim de ano? Aquelas do post anterior. Pois bem, algumas delas me fizeram ver que preciso de um pouco de mudança. É! Mudança!

Cheguei à conclusão de que só faço algo diferente, ou vou mais além no que faço, quando estou EXTREMAMENTE confiante de que posso fazer aquilo, de que serei bem sucedido. And that's not a good thing!*

Não é legal fazer as coisas somente quando se está confiante. Assim deixa-se passar várias oportunidades pela vida em coisas que se estaria preparado, mas não se sabia; e deixa-se de quebrar a cara em outras tantas coisas, e, consequentemente, aprender com a dor que a lição traz.

Por isso eu decidi que 2010 será o ano da audácia, da coragem, ou melhor, da ousadia.

Sim, ousar! "Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar, é perder-se!".

Não ousar é perder-se em um mundo previsível, sem aventuras, sem distrações e quase sem erros. Este mundo é um lugar seguro. Com poucos choques, poucas dores e, talvez, alguma vida.

Does that look nice to you? Well, it seemed to me for a while, but not anymore.

Ousar é perder o equilíbrio... momentaneamente. É arriscar naquilo que não se tem certeza, é apostar as fichas naquilo que pode não dar certo... mas pode dar. E este "pode dar" está faltando em alguns pontos da minha vida. Lacunas que clamam por preenchimento. Sem querer filosofar de mais, digo que ousar é perder o equilíbrio momentaneamente por que, uma vez tendo lançado a sorte, ela pode correr para o seu lado ou para o outro lado, e é então que você se adapta a nova situação. Deu certo? Opa, território desconhecido, mundo novo, mas dentro de poucos dias tudo é normal. Deu errado? OOOps. Too bad. Come on. Bola pra frente. Levanta sacode a poeira e vamo que vamo...

Por isso, ouse!

Juntando a esse compromisso pessoal a mensagem do post passado, não tenho medo de me perder em minha ousadia. (Pra quem não leu o "Sobre a primeira reflexão de fim de ano", basicamente cheguei à conclusão de que devemos ser fiéis a nossas convicções, valores e princípios). Ousar, mas sem deixar de lado valores e princípios. Fazer o que talvez não esteja preparado a fazer, desde que não quebre nenhuma regra, ou limite, que eu estabeleci para minha vida. (Notem: regras que EU estabeleci para mim, pois acredito nelas e creio que me tornam uma pessoa melhor).

Ousar! Eis a palavra para 2010. Em que pontos da vida irei ousar? Bem, isso eu ainda estou planejando, pensando, refletindo... O mais provável é que haja uma pitada de ousadia em cada aspecto do que vivo. E um pouco mais do que uma pitada em outros.

Por que isso veio parar no blog às 4h da manhã da madrugada de Natal? Bem, é que assisti um filme que me inspirou de verdade. Aí pensei: tenho que escrever no blog sobre esse filme. E depois: Mas o blog é para contos, poemas, no máximo, reflexões... não para críticas de filmes. And then: Pfff... O Blog é meu e eu faço com ele o que eu quiser.

*(By the way... alguns de vocês devem ter notado que tenho tuitado, ou postado, ou falado, ou qualquer coisa que se assemelhe com um modo de comunicação, usando expressões ou frases em inglês. Não liguem muito. É só uma pequena overdose de seriado norte-americano. And I kinda like the way they talk!)

4 comentários:

  1. Migows,
    fiquei curiosa a respeito do filme... Qual era?

    Beijocas

    Gabiga

    ResponderExcluir
  2. Ousar!!! Isso também vai entrar na minha listinha de propósitos para 2010.
    Adoro seus textos Miguelito!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Preciso comentar este post, mas minhas palavras estão em greve!

    ResponderExcluir