quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sobre a primeira reflexão de fim de ano

Então, aproximadamente 365 dias depois do ano novo, o que era novo finalmente ficou velho. E, como de praxe, com o advento de um NOVO ano novo, começamos a fazer todas aquelas reflexões, comuns a todos os cidadãos do planeta Terra: o que fiz de bom esse ano?; o que deixei de fazer?; quais são meus planos para o novo ano?; quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? E outras tantas questões que sempre atormentaram a humanidade.

Ainda não me fiz essas perguntas, mas já cheguei à conclusão de que deixei de fazer várias coisas que gostaria de ter feito, deixei de conquistar várias coisas que queria ter conquistado e etc. Cheguei a essa conclusão sem pensar muito, já que ela é por demais evidente. O que torna o fato mais triste. Ou não.

Eu poderia me entristecer por não ter alcançado aquilo que queria e prometer que ano que vem as coisas serão diferentes. Resolvi, no entanto, tomar outro caminho. Enquanto escrevo, vou pensando em todas aqueles objetivos que não me propus a alcançar, mas alcancei. Em todos aqueles vícios que não pretendia largar, mas larguei.

Engraçado... engraçado não, engraçado é piada... Interessante como a vida toma rumos inesperados, não calculados. Às vezes colocamos no papel onde queremos estar daqui a 5 anos, pra daqui a 5 anos vermos quantas vezes mudamos de objetivo... Engraçado, digo, interessante. Não sei se isso é bom ou ruim. Provavelmente as duas coisas. Talvez mais um que outro, enfim. Teríamos que fazer o teste dos prós e contras para saber, mas não é isso que interessa.

Interessa que é isso que acontece. Planejamos para depois descobrirmos que nada do planejado foi feito. Talvez isso não seja tão aparente nas coisas "mais importantes da vida", como, que faculdade você vai fazer, que carreira vai seguir... até mesmo nessas questões muitos de nós nos perdemos, não é?...

E quando olhamos pra trás e vemos que o planejado não foi realizado, vislumbramos uma nova paisagem, não aquela esperada, mas outra. E é esta outra que realmente importa. Olhamos pra trás e vemos amizades que não tínhamos planejado fazer. Vemos madrugadas passadas com pessoas que não planejávamos conhecer. Ou horas de reunião discutindo coisas que jamais gostaríamos de discutir, mas que foram extremamente agradáveis pela presença daqueles que amamos. Olhamos pra dentro de nossa casa e não percebemos aquelas melhorias que tínhamos pensado em colocar em prática, mas vemos aproximação, gargalhadas, apoio mútuo.

Em alguns casos a entrega sai como a encomenda. Um objetivo proposto e alcançado - como continuar escrevendo no blog durante o ano inteiro. E em outros casos, ter alcançado o planejado teria sido mais satisfatório que o lugar em que chegamos. Como o distanciamento de alguns que amamos... Há ainda aquilo que acontece e é óbvio que não havíamos planejado, pois deixa uma marca profunda de ressentimento e tensão, como a mágoa que deixamos na vida de alguém...

Enfim, são muitas coisas que acontecem ao longo de um ano, planejadas ou não. O que aprendi de mais importante com tudo isso é que não importa tanto o planejar, o buscar ou o alcançar. Importa que durante o percurso você seja fiel, não necessariamente a seus planos, mas a seus princípios e valores. Por que sendo fiel a seus princípios e valores, não importa onde você vai chegar, não importa o que você vai conquistar ou deixar de conquistar, importa que você estará bem onde estiver, e feliz com o que conquistou, porque estará em paz consigo e com aqueles à sua volta e, se você acredita, em paz com Deus.

E em última análise, é mais ou menos isso o que importa. Não?


Ps: Comecei este post querendo falar sobre as pedras (tristezas) e flores (alegrias) que encontrei no caminho durante 2009 e sobre as luzes (atitudes) que quero que me guiem em 2010. Planejei isso, e saiu aquilo...

Um comentário:

  1. Muito bom , com ctz todos planejamos, mas fazemos parte ou nada, mas acredito q se deva viver e deixar com q as coisas acontecam naturalmente que acredito que é um proposito que a vida nos faz crer...

    ResponderExcluir