quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sobre um céu cheio de estrelas

João, nosso intrépido personagem, personificação dos sentimentos cotidianos de todos nós, em mais uma de suas empreitadas...

"Para sempre", pensou. "Para sempre é muito tempo".

João estava deitado de costas em sua cama, braços abertos, mãos sob a cabeça, olhando para o teto estrelado de seu quarto. Desde criança gostava de observar o céu. Aprendeu algo sobre astronomia em umas revistas vendidas na banca de jornal. Comprou estrelas que brilham no escuro e montou suas próprias constelações: aquelas que brilham somente no seu quarto e guiam um único marinheiro perdido: seu coração.

João se acalmava contemplando seu próprio firmamento. Olhá-lo era como contemplar-se. Era como olhar para dentro de si. Às vezes pensava que poderia ficar eternamente fitando-o, desafiando-o a falar sobre si mesmo.

"Para sempre não é muito tempo para quem é feliz onde está. Para sempre não é muito tempo para quem vive procurando se encontrar." Sorriu. "Essas frases dariam um bom poema".
Afastou o pensamento. Escrever jamais fora o seu forte, assim como milhões de outras coisas que nunca soubera fazer.

Então, levantou-se de um salto, "dizem que nunca é tarde para começar". Pegou papel e caneta e começou a escrever. Escreveu a noite inteira. Rabiscou, rasgou, jogou fora. Escreveu sobre o que queria, sobre o que amava. Descreveu seu quarto, sua casa. Contou sua infância. Inventou histórias. Resumiu livros que já lera e os que inventara, mas que jamais pararam no papel.

O sol raiou e João sorria. A luz do dia apagou o brilho das estrelas.

Foi trabalhar exausto, mas feliz.

Ao fim do dia, ao recostar o corpo sonolento na cama, olhou para seu pequeno céu particular e pela primeira vez percebeu quanto espaço ainda havia para outras estrelas. Levantou-se, pegou algumas estrelas fluorescentes e colou-as ao lado de uma outra constelação.

Deitou novamente. Contemplou seu novo céu. "Apenas algumas estrelas a mais e tudo parece completamente diferente", pensou: "Talvez, para sempre seja pouco tempo para quem se desafia e tem um céu inteiro para fazer brilhar".

Dormiu.

3 comentários:

  1. nosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

    vou escrever pra todo mundo dos meu amigooos... que coisa linda vc escreveu irmaoooo

    =**

    ResponderExcluir
  2. um, dois, três, é minha vez...


    João é um dos meus nomes vc sabia. João Inveja.

    Pedoe-me, caro amigo, não brigue comigo.

    ResponderExcluir