segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sobre uma chegada - Caledônia

De pé, diante das grandes estátuas construídas por seus antepassados, Digory continha-se para não se derramar em lágrimas. Era tudo exatamente como em seus sonhos, apesar de saber que nunca estivera ali. As estátuas imensas que formavam um corredor até o que deveria ter sido o palácio do rei, ou imperador, eram de homens robustos, vestidos de mantos que lhes cobriam todo o corpo e adornados em suas cabeças por coroas reais. O palácio agora estava completamente destruído, e o pouco que lhe sobrara estava tomado por trepadeiras e ervas daninhas.

Digory caminhou por entre os reis de Caledônia, admirando cada face e cada expressão. Tudo era magnífico e diferente aos seus olhos. Não se sentia no mesmo mundo em que nascera, parecia mais do que um outro continente, parecia uma outra dimensão, uma outra vida.

À medida em que se aproximava dos restos do palácio, Digory podia ver com mais clarezas alguns dos detalhes do ambiente. A natureza tratara de manter a realeza e a beleza do local. O garoto não divisava somente trepadeiras e ervas daninhas, mas agora via também belas árvores com folhas douradas, como no outono, mas com um brilho mais intenso e vivo. Alguns troncos eram prateados e os pássaros que faziam ninhos em suas copas eram de um colorido avassalador. O gorjeio das pequenas aves lembrou-lhe o respingar de gotas no fundo de um poço fundo: o gorjeio era agudo e ecoava por todo o vale.

O palácio estava localizado numa depressão, um vale entre dois pequenos montes verdes e intocados. Digory se admirou por não ver construções ou depredação da natureza em volta do mais importante centro de decisões e poder da cidade de Caledônia. Sem dúvida, eram uma civilização culturalmente avançada.

Chegou ao sopé da escada que lhe levaria aos portões do palácio. Seu coração acelerava desmedidamente sem tirar-lhe o ar, o sol aquecia-lhe a face sem a ruborecer e o vento esfriava-lhe sem o gelar. Sentia-se impassível e intocável, um rei destinado a reconstruir toda a sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário