terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Sobre o Ano Novo ano passado

No processo de fazer a "retrospectiva do ano segundo o Gmail", voltei um pouquinho antes no tempo virtual e me deparei com meus votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo que escrevi a alguns amigos em 2007. Precisamente, mandei o e-mail no dia 21/12. Enquanto não escrevo meus votos desse ano, deixo aqui os do ano passado! ;o)


Amigos,

mais um Natal se aproxima. Os desejos de Boas Festas se multiplicam e todos se sensibilizam com as necessidades e os sentimentos do próximo. Todos se lembram de Deus e do Menino Jesus, alguns até vão à missa depois de um ano todo sem o fazer.

É impressionante como o ser humano gosta de datas e como estas são esperadas, são usadas como prazos, como começo e fim de muitos propósitos. Nessa época em especial, corações amolecem, propósitos de uma nova vida e de novos valores são feitos. Que bom! Mas hoje pensei muito sobre como nos conformamos com isso e como às vezes até distorcemos alguns significados em prol dessa nossa cultura de valorização de datas.

Para quantos de nós, nisso me incluo, que estamos nos preparando para o Natal, quando passar essa data, tudo vai voltar a ser como era antes? Quantos de nós faremos propósitos para o novo ano e depois de um mês de tentativas não desistiremos e diremos: "Ano que vem eu me ajeito".

Ora, a importância do Natal enquanto data é celebrar o nascimento de Cristo, a vinda de Deus ao mundo na simplicidade e por amor a nós. É recordar e tornar isso presente e real em nossas vidas. Mas, o Natal, a vinda de Cristo, o seu nascimento em nós, acontece todos os dias, todas as vezes que deixamos que ele entre em nossos corações e transforme as nossa vidas. Temos que estar preparados sempre para essa chegada. Temos que estar atentos às necessidades do próximo TODOS os dias, por que TODO dia é Natal.

Da mesma forma, todo dia é um Dia Novo! Uma nova oportunidade de fazer bem feito o que não fizemos no Dia Passado, de consertar o que estragamos no Dia Passado, de perdoar quem magoamos no Dia Passado. Todo dia é tempo de novos propósitos, de deixar o Homem Velho e deixar Deus nos transformar em um Homem Novo, de mudar conceitos e preconceitos. Toda manhã é tempo de fazermos o propósito de amar mais! Por que esperar um ano todo para isso? Por que desistir no meio do ano e decidir ajeitar as coisas só no ano que vem.

Não peço para não darmos importância às datas, mas para repensarmos alguns conceitos. Deus não nos quer homens novos para amanhã, mas para hoje! Não esperemos o dia 01 de janeiro para isso. O dia 22 de dezembro está chegando, quem e como serei nesse Novo Dia?

Desejo sim a todos Boas Festas! Um 2008 cheio de bênçãos e graças. E desejo também que hoje você (e eu) ame mais a si mesmo, ame mais a sua família, os seus amigos, os seus inimigos, os seus desconhecidos e principalmente a Deus. Desejo que hoje, você (e eu) acolha com alegria o Menino Jesus que chega e se faz presente em nosso meio. Que hoje Maria Santíssima te cubra com o seu véu e seja exemplo de amor para você (e para mim). Não se esqueça de Deus nesse Dia Novo, que Ele seja a sua (e minha) prioridade nesse tempo.

Que amar seja o seu maior propósito para o Dia Novo. E que o segundo maior seja também o amor. E que depois desses venha o amor e se hoje você (e eu) se cansar de amar, respire fundo e volte a amar ainda hoje e não ano que vem...

São meus sinceros votos de Feliz e Perpétuo Natal e PrósperoS DiaS NovoS. =D

Miguelito

Um comentário:

  1. Miguel! Muito legal o seu blog, parabéns!
    Um Natal muito feliz pra vc e toda a sua família! Que 2009 seja um ano repleto de alegria, perseverança e paz!
    Abraço,
    Luíza.

    ResponderExcluir