quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sobre sorrisos

Sorrisos! Eles são encantadores e cativantes.

Penso que o mundo seria mais feliz se sorríssemos mais. Melhor ainda seria o mundo se aprendêssemos a contemplar a beleza e a dar o valor devido ao sorriso que nos é dado. E que o retribuamos é também fundamental.

Pois é bem verdade que não há quem não se desarme de sua rabugice ante um sorriso sincero e inocente de uma criança, ou de um sorriso fofo e desdentado de um bebê. As crianças conquistam com seus dentes à mostra, lábios abertos, risos contidos. E o mundo parece menos problemático quando admiramos um alguém sorrindo alegremente, apesar dos pesares...

Falo sobre sorrisos hoje por que me encantei com uma pessoa. Nutricionista de um restaurante. Sempre sorrindo para os clientes. Sorriso pra dentista nenhum colocar defeito. E um sorriso constante. Parece até que pôs botox! Mas não, é bem natural e sincero. Percebe-se que é prática de vida, e não obrigação da profissão. Quem sai da sua presença, sai um pouquinho melhor do que antes.

Vê-la hoje fez-me lembrar 3 outros belos sorrisos que já me deparei ao longo da vida. Tarefa árdua descrevê-los (tente aí, você, descrever um sorriso), mas vou tentar.

O primeiro deles (em ordem cronológica de aparecimento na minha vida) é de uma amiga do Ensino Médio. Olhos um pouco puxados, orelhas levemente pontudas (o rosto é como o contexto de todo sorriso), "A" sorria sem intimidar-se, mostrando dentes brancos e bem no lugar. Era um sorriso meigo que trazia calma e cativava. "Vens visitar-me todos os dias. Mas ass 4h, por que assim, desde as 3h estarei feliz", dizia o Pequeno Príncipe e completaria se conhecesse essa moça: "E venha com seu sorriso estampado no rosto, por que assim alcançarei tranquilidade." Tranquilidade, calma, paz. Tudo isso ela transmitia com um simples sorriso.

Outro que merece comentários é de outra garota (me perdoem, mas não reparo tanto em sorrisos machos). Loirinha sapeca, é a primeira impressão que se tem dela. Passe um dia com "B" e comece a desconfiar: "Essa sim colocou botox!". "B" tem um sorriso constante, quase eterno! Eterno no pleno sentido da palavra: aquilo que sempre existiu e que sempre existirá. Desconfio que "B" sorri até quando chora.

E por fim o sorriso de "C". Diferente dos demais, mas não menos conquistador. Algo que chega a ser sexy sem jamais ser vulgar, o sorriso de "C" se aproxima mais de um "biquinho", sem deixar de ser sorriso. Lábios levemente torcidos para um lado, não raras vezes acompanhados de uma sombrancelha levantada. Encantador, e por que não dizer, apaixonante.

Há muitos outros sorrisos rolando soltos por aí. Alguns despretensiosos, outros forçados mas não menos belos. É preciso parar e reparar como eles podem mudar um dia. Se os olhos são a janela da alma, o sorriso é um ladrão que a arromba e a invade sem pestanejar. Veja-se cantarolando na rua um dia e pergunte-se o que aconteceu para te deixar feliz: pode ter sido um sorriso recebido. De uma atendente, de um balconista, de uma criança ou de um senhor.

O sorriso é poderoso e é preciso usá-lo. Sorrir, e apreciar sorrisos.

Também é preciso fazer sorrir. Não há melhor ação social, não há maior caridade.

A melhor e mais digna profissão que existe é a do vendedor. Ela ainda vai mudar o mundo.

- Quanto custa essa coca?

- A coca? 3 reais, mas faço por 2 e um sorriso!

3 comentários:

  1. Gostei!!! =)
    Tema bom, gostoso, leve!!!
    Dá vontade de sorrir... =D

    "Um sorrriso muda tudo! Um sorriso muda o mundo!" =D

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Melhor é o sorriso de quem nos faz sorrir sem ao menos nos ver!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom..palavras bem trabalhadas...:]

    ResponderExcluir