quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sobre os dias que correm e somem

Ano novo, vida nova, texto velho.
Escrevi esse texto para o Alpinista - Jornalzinho do Movimento Escalada - ano passado. Achei que como estamos passando por uma virada de ano, não seria mal refletir um pouco sobre a correria do dia-a-dia e a rápida passagem do tempo.
Lá vai!


A vida muito corrida não deixa tempo para pensar. No ritmo acelerado dos dias, é preciso estudar muito, trabalhar mais ainda, encontrar os amigos, ajudar em casa, estudar mais um pouco, ter aulas de inglês, de espanhol, de francês, árabe, mandarim, russo, grego, fazer natação, voley, handball, futebol, ir para a academia, namorar, estudar mais e se sobrar tempo dormir. UFA! É preciso respirar também.

E assim “os dias correm e somem e, como o tempo, não vão voltar”.

O verso destacado é de uma música da banda Rosa de Saron e continua assim: “só há uma chance pra viver”.

Só há uma chance pra viver! Para muitos, essa frase é usada para justificar o “chutar o pau da barraca” e aproveitar tudo o que a vida tem para oferecer: Carpe Diem, aproveite o hoje! Para outros, esse verso é incentivo a uma entrega de corpo e alma pelos ideais a que se propõem, sejam eles de cunho humanista, ambientalista, religioso: a vida é uma só e é breve, não terei outra chance de deixar minha marca, de fazer diferença; é preciso agir.

E você? O que lhe suscita ler esse verso? Só há uma chance pra viver! O que você quer viver que não pode ser deixado para depois? Vamos, pense. Sei que você tem a sua resposta!

Pensou? Pois bem, talvez não tenha sido esta a sua resposta (talvez nem lhe tenha passado isto pela cabeça), mas muitos responderiam que só se tem essa chance para oferecer à vida tudo o que eles têm de melhor. Esses homens e mulheres a quem me refiro foram santos. Não só os santos dos altares e imagens nas igrejas, mas também os anônimos e silenciosos que não ficaram conhecidos mundialmente e cujo único milagre foi viver uma vida de amor e doação.

São homens e mulheres que souberam aproveitar cada minuto que corre e some para deixar no mundo uma gota a mais de sanidade, compreensão, carinho, amor mútuo, solidariedade, amizade, paz, justiça, igualdade... Enfim, esses homens e mulheres colocaram os valores cristãos no centro de suas vidas, colocaram o próprio Cristo no centro e o levaram a todos quantos cruzaram seus caminhos. É o caso de São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, João Paulo II, Gilmara Bezerra, tia Erineide (não conhece as duas últimas? Pergunte a um alpinista um pouco mais antigo e ele lhe dirá quem são, com muito carinho e um sorriso bem grande).

Eles souberam viver! E por isso seus nomes se perpetuam até hoje em nosso meio, trazendo mensagens de amor e de esperança para um mundo que às vezes parece sem conserto; um mundo em que crianças definham de fome, países guerreiam por dinheiro, jovens brigam entre si por rixas tolas, pais e filhos não se entendem...

Volto a perguntar: e você? O que lhe suscita ao ouvir que só há uma chance pra viver? Como você tem gastado os minutos que correm e somem? Você tem deixado um rastro de amor? Um rastro de ódio? Ou não tem deixado rastro nenhum?

Sempre é tempo de mudar. Sempre é tempo de recomeçar e tornar nossas vidas mais dignas de serem lembradas por muitos como uma vida que não passou, mas permaneceu. Pode ser difícil começar a viver diferente, mas vale a pena. Além disso, nós alpinistas temos um grande apoio, um grande professor, um grande exemplo a seguir: Jesus Cristo. Que outra pessoa fez mais diferença neste mundo? Que outra pessoa deixou maior rastro de amor?!?!

Ele nos ensinou e nos ensina. Podemos saber o que ele fez e imitá-lo ao ler seus Evangelhos. Podemos pedir que nos ilumine e bater um bom papo com ele nas adorações mensais da Escalada.

Só há uma chance pra viver! Não podemos perder tempo desperdiçando nossas vidas como copos descartáveis, se podemos ser sal da terra e luz do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário